Cineclube Culturama exibe dois filmes no dia 12 de maio

 

A terceira sessão do ciclo “Cinema e Arte” do Cineclube Culturama (entrada franca) exibe os curtas “Action Painting No.1 / Action Painting No. 2”, de Krefer e Turca (2014, 6 minutos) e o longa “Utamaro e suas cinco mulheres”, de Kenji Mizoguchi (1946). Depois dos filmes, como sempre, uma conversa atenta sobre cada um e sobre as possíveis relações entre eles.

Nos curtas, duas performances artístico-cinematográficas exploram o sexo como gesto criativo mútuo. No segmento nº. 1, ela responde aos movimentos dele arranhando suas costas, deixando marcas de sangue. No segmento nº. 2, ele joga cera quente de vela nas costas dela, sem interromper o ato. As duas performances resultam em pinturas abstratas sobre o corpo de cada artista.

No longa, Utamaro é um célebre pintor especializado em retratar mulheres. Em busca de suas modelos, ele percorre os prostíbulos de Tóquio, colocando-se em situações inusitadas e, às vezes, perigosas. No Japão do século 18, o filme de Mizoguchi aborda tanto a condição paradoxal da arte (entre sua aspiração a escapar do tempo e sua profunda historicidade e perecibilidade) quanto a situação ambivalente das mulheres em meio à opressão que sofrem naquele momento histórico.

FONTE: https://www.facebook.com/events/1058672194202353/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s